A partir do amor incondicional por crianças e com o ideal de fazer um mundo mais justo e humano, em 08 de Janeiro de 2007, inauguramos a Escola Portal do Crescer.

Para que este sonho pudesse se realizar, tivemos como princípio norteador de nossa proposta, propiciar à criança um ambiente saudável e agradável, por meio da afetividade, facilitando o desenvolvimento de todas as capacidades nela presentes.

Nosso principal objetivo é promover avanços no desenvolvimento do aluno, respeitando a individualidade e seu processo maturacional nas esferas física, cognitiva, afetiva e social, que possibilita a formação de cidadãos reflexivos, criativos, independentes e atuantes dentro de uma sociedade cada dia mais competitiva e exigente.

Para isso, nossa proposta pedagógica está estruturada na concepção de ensino sociointeracionista. Trata-se de uma teoria de aprendizagem com o foco na interação.

Baseia-se, essencialmente, na importância do outro no processo de aprendizagem. Família, amigos e professores geram a necessidade e motivam a criança a dar significado a tudo que aprende. Dessa forma, a afetividade, meio pelo qual a equipe pedagógica se vincula à criança, é a base dos princípios da Escola Portal do Crescer.

A metodologia sociointeracionista acredita que viver em sociedade é essencial para a transformação da criança. Assim, o conhecimento é construído e concretizado progressivamente. Nessa esfera o professor age como alguém que conduz a criança ao aprendizado. Seu papel é ativo em sala de aula – não como o detentor e o transmissor de conhecimentos, mas como mediador e estimulador da aprendizagem. Incentivar a curiosidade e a vontade de aprender são os principais desafios de uma escola sociointeracionista.

Portanto, a criança aprende identificando-se, imitando, brincando, fazendo analogias, opondo-se, codificando e decodificando símbolos e seus significados, sempre num ambiente social que preza a construção do conhecimento e que valoriza o seu próprio saber.

A formação de valores é outro dever da nossa Escola. Importamo-nos com formação de princípios e valores que contribuam para uma sociedade mais justa como o amor ao próximo, a honestidade, o compromisso e a responsabilidade.  Essa é nossa postura frente à sociedade e, dessa forma, acreditamos assumir nossa responsabilidade, cumprindo a função social a qual nos propusemos.